MEMÓRIA DE RAÇA!


Biblioteca Digital sobre a história do movimento Negro está à disposição. 

Professores (as) e estudantes do ensino fundamental e médio, das universidades e faculdades públicas e particulares, bem como qualquer internauta online, de qualquer lugar conectado à rede mundial de computadores agora já podem ter acesso a um rico, único e importantíssimo acervo digital sobre a história de luta da população negra em nosso país.

A iniciativa é do ÌROHÌN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira, uma ONG sem fins lucrativos, em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, com fundamental apoio da Deputada Luiza Erundina através de emenda parlamentar. O principal objetivo foi digitalizar 3500 documentos, entre cartazes, folders, panfletos e filipetas, oriundas da trajetória do Movimento Negro, organizá-los em uma ferramenta pública e gratuita de livre consulta pela web e disponibilizar esse material para consulta do público interessado.

E não parou por aí!

Com o propósito de contribuir para o enfrentamento do racismo, da promoção da igualdade racial e promover a formação política e a consciência crítica de valorização da memória de luta dos afro-brasileiros, a ONG Ìrohìn também realizou seis Rodas de Leitura e Debates, com carga horária de quatro horas cada, envolvendo muitas pessoas. Entre elas, professores das redes de ensino, integrantes de bibliotecas comunitárias na cidade de Salvador, docentes universitários, estudantes, entre outros.

Tendo em vista que no Brasil a política de cotas é uma realidade que garante acesso de negros e negras ao ensino superior, a implantação dessa Biblioteca Digital mostrou ser um  importante espaço para atuação acadêmica e para, na prática, o exercício da cidadania; uma vez que é crescente o recrudescimento do racismo e o aprofundamento das desigualdades sócio raciais no Brasil e no cenário internacional.

Agora, a biblioteca não apenas atenderá direta e indiretamente militantes, estudiosos, acadêmicos, estudantes e demais públicos interessados no tema, como também poderá repercutir em diferentes segmentos de outros países; o acesso gratuito a uma referência única sobre o Movimento Negro brasileiro, na forma de um acervo documental todo digitalizado e online.

Por isso que a construção desse novo e importante instrumento de informação, mobilização e organização da população negra - com destaque para o resgate da memória da luta do Movimento Negro, através de diversas plataformas colaborativas, não é apenas uma política afirmativa, mas, sim, e sobretudo, um marco de resistência ante o quadro persistente de desigualdades no país.

Tendo em vista que a memória referente aos fatos políticos e culturais relacionados aos descendentes de africanos costuma ter pouco espaço entre nós, esperamos que tal iniciativa contribua para a formação histórica e política de militantes e aliados da sociedade civil, colocando à disposição desses e de outros públicos, a história de luta dos afro-brasileiros.

Comentários